Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Em dezembro de 2020, a Apple estabeleceu um requisito um tanto controverso para listagens de aplicativos em sua App Store: Privacy Labels. Esses rótulos de privacidade fornecem essencialmente um resumo rápido dos dados que o aplicativo coleta ou aos quais tem acesso e, além disso, o que o aplicativo faz com eles. O Google agora quer trilhar um caminho semelhante, pois a empresa adicionará uma nova seção de segurança no Google Play que proporcionará maior transparência sobre como os aplicativos usam esses dados.

Atualização da MIUI 12 baseada no Android 11 chega ao Xiaomi Mi 10T!

O Google está pré-anunciando uma nova seção de segurança no Google Play, fornecendo uma visão geral dos dados que um aplicativo coleta ou compartilha, se esses dados estão protegidos, e quaisquer outros detalhes adicionais que afetariam a privacidade e a segurança. Os últimos bits incluem contexto adicional que explicaria o uso de dados e como as práticas de segurança podem afetar a experiência do aplicativo.

No total, a seção de segurança destacaria:

  • Dados que o aplicativo coleta ou compartilha (por exemplo, localização aproximada ou precisa, contatos, informações pessoais (por exemplo, nome, endereço de e-mail), fotos e vídeos, arquivos de áudio e arquivos de armazenamento)
  • Práticas de segurança usadas pelo aplicativo, como criptografia de dados
  • Se o aplicativo segue a Política para Famílias do Google Play
  • Se os dados são obrigatoriamente necessários para o funcionamento do aplicativo ou se os usuários podem ter a opção de compartilhá-los
  • Se a seção de segurança foi verificada por um terceiro independente
  • Se o aplicativo permite que os usuários solicitem a exclusão de dados se o usuário decidir desinstalar

Este é um pré-anúncio, um aviso aos desenvolvedores, se assim pode chamar, de que o Google Play verá um foco renovado em tais divulgações. A nova política será compartilhada em algum momento do terceiro trimestre de 2021, com a seção se tornando visível para os usuários no primeiro trimestre de 2022, enquanto o Google irá impor um prazo para aplicativos novos e existentes declararem essas informações em algum momento do segundo trimestre de 2022. Este é um cronograma provisório, com datas exatas saindo mais perto desses objetivos.

A nova seção de segurança da Google Play Store mostrará como os apps usam seus dados

Semelhante aos detalhes do aplicativo, como capturas de tela e descrições, os desenvolvedores são responsáveis ??pelas informações divulgadas na seção Segurança de seu aplicativo. A política relevante do Google Play exigirá informações precisas nesta seção, e a deturpação de dados pelo desenvolvedor será tratada como uma violação da política do Google Play.

E sim, os próprios aplicativos do Google também serão obrigados a compartilhar essas informações e fornecer uma política de privacidade. Esperançosamente, o Google atualiza com entusiasmo suas listagens de aplicativos com essas informações para evitar uma repetição da situação da App Store.

Ainda há tempo para que a nova Política seja revelada com seus detalhes. Nesse ínterim, o Google compartilhou alguns outros recursos para desenvolvedores:

Fonte: xda-developers

O que você achou da nova seção de segurança da Google Play Store? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Clique em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!