Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Faz tempo que não falamos em rumores por aqui, mas infelizmente nesse vamos ter que entrar pelo simples fato de que mais uma vez tem muita gente por ai distorcendo os fatos afirmando que a Microsoft vai vender a Nokia para a Foxconn.

A primeira coisa importante nisso tudo é que a Microsoft não é dona da Nokia. Seu negócio com a finlandesa envolveu apenas sua divisão Mobile. Dentro dessa divisão estavam suas fábricas, suas patentes, escritórios, lojas e funcionários, porém, sua marca “Nokia” e demais produtos da empresa não! então, devemos evitar dizer que um dia a MS comprou a Nokia, mas sim, afirmar que a Microsoft comprou a divisão Mobile da Nokia.

Dito isso, também é bom saber que a Microsoft tem uma autorização, prevista em contrato por sinal, para usar a marca “Nokia” em seus telefones até 2024 se assim desejar, no entanto, desde o lançamento de alguns modelos, como os Lumias 535, 640 e 640 XL em diante, que seus smartphones com Windows Phone  e Windows 10 Mobile levam apenas a marca Microsoft nas costas.

Foxconn Nokia Microsoft

Agora sim voltando ao rumor em questão, o que estão falando por ai é que a Microsoft pode LICENCIAR a marca Nokia para a Foxconn, para que a mesma produza telefones “Nokia” sob autorização prévia da Microsoft, essa última que tem autorização para isso.

A ideia seria dar total foco ao novos smartphones de uma nova Linha, que sabemos que será chamada de Surface Phone, porém, sem perder muito dinheiro com a compra da divisão Mobile da Nokia. A solução seria deixar outra pessoa fabricar telefones com a marca, enquanto a empresa foca em seu próprio hardware. Isso também evitaria que consumidores ficassem confusos ao encontrar na prateleira de uma loja um smartphone com Windows Phone da Nokia que é produzido pela Microsoft.

Até ai tudo bem, nada d+, afinal, a Microsoft não é besta nem nada e quer ganhar alguma coisa com seu investimento, por outro lado, essa concessão a Foxconn pode custar o emprego que quase metade da mão-de-obra da antiga Nokia Mobile, hoje sob controle da Microsoft. Isto é: a Microsoft pode ter que demitir 50% do seus empregados da antiga Nokia Mobile por conta desse acordo comercial. Obviamente a maioria deles deverá ser reaproveitado pela Foxconn, que é o que costumeiramente acontece nesse negócios, contudo, sem dúvida haverá os casos de pessoas que deixarão a Cia e passarão a ser desempregados, tal como foi o caso da venda da fábrica da Nokia/Microsoft aqui em Manaus para a Flextronics em outubro de 2015. 

Entrada da antiga fábrica da Nokia em Manaus, que passou para a Microsoft e agora pertence a Flextronics

Entrada da antiga fábrica da Nokia em Manaus, que passou para a Microsoft e agora pertence a Flextronics

Do lado da Foxconn, ainda é muito cedo para dizer qual tipo de telefones eles produzirão, se com Windows, Android, Feature Phones, etc. até porque estamos falando de um rumor ainda não confirmado por nenhuma das partes. A única coisa que podemos afirmar é que a Microsoft NÃO está vendendo a divisão Mobile da Nokia adquirida 2 anos atrás. Uma curiosidade é que os iPhones da Apple são montados pela Foxconn.

Fontes Vtech via MSPoweruser