Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft alterou os termos de uso e irá banir “linguagem ofensiva” e “conteúdo impróprio” no Skype, Xbox, Office e outros serviços a partir de 1º de maio, alegando que tem o direito de passar seus dados privados por “investigação”.

Melhor ficar atento se você estiver jogando no Xbox e ficar xingando muito. A Microsoft pode bani-lo pela “linguagem ofensiva”. Se o fizerem, diga adeus à sua assinatura do Xbox Gold e a qualquer saldo da sua conta da Microsoft.

E tem mais; se você e um amigo usam linguagem pesada ou suja via Skype, é melhor você ter cuidado com as palavras e a troca de qualquer conteúdo que envolva nudez, porque isso também pode te banir. O martelo proibidor também pode cair se a Cortana estiver ouvindo alguma coisa no momento errado ou se os documentos e arquivos hospedados nos serviços da Microsoft violarem os termos alterados da Microsoft.

As alterações fazem parte do novo contrato de Termos de Serviço da Microsoft que entrará em vigor em 1º de maio e cobrirá uma infinidade de serviços da Microsoft.

O ativista de direitos civis e estudante de direito Jonathan Corbett reservou um tempo para ler os novos termos e tocou o alarme.

A Microsoft forneceu um resumo das alterações ; número 5, onde se lê:

Na seção do Código de Conduta, esclarecemos que o uso de linguagem ofensiva e atividade fraudulenta é proibido. Também esclarecemos que a violação do Código de Conduta através dos Serviços Xbox pode resultar em suspensões ou proibições da participação nos Serviços Xbox, incluindo a perda de licenças de conteúdo, o tempo de Associação do Xbox Gold e os saldos de contas da Microsoft associados à conta.

O que se qualifica como linguagem ofensiva?

O termo “Linguagem ofensiva” é bastante vago. Ofensivo para quem? O que minha avó acha que é ofensivo e o que eu acho ofensivo pode ser muito diferente, mas, como a Microsoft saberá se você foi realmente “ofensivo”? Bem, essa parte se enquadra no Código de Conduta, que afirma: “Ao investigar supostas violações destes Termos, a Microsoft se reserva o direito de revisar o seu conteúdo para resolver o problema.”

A Microsoft acrescentou: “No entanto, não podemos monitorar todos os Serviços nem fazer nenhuma tentativa”.

Não tenho certeza de que isso fará você se sentir melhor, já que em outra parte dos termos afirma que a Microsoft “também pode bloquear a entrega de uma comunicação (como email, compartilhamento de arquivos ou mensagem instantânea) para algum dos Serviços em um esforço para impor esses termos ou nós podemos remover ou se recusar a publicar o Seu Conteúdo por qualquer motivo . ”

Corbett também apontou uma parte do texto encontrado no novo contrato da Microsoft:

Não exiba ou use publicamente os Serviços para compartilhar conteúdo ou material inadequado (envolvendo, por exemplo, nudez, bestialidade, pornografia, linguagem ofensiva, violência explícita ou atividades criminosas).

Corbett então escreveu:

Então espere um segundo: não posso usar o Skype para fazer uma vídeo chamada com minha namorada? Algo mais adulto? Eu não posso usar o OneDrive para fazer backup de um documento que diz “f** ck” nele? Se eu chamar alguém de um nome sujo na Xbox Live, ele não apenas cancelará minha conta, mas também confiscará quaisquer fundos que eu tenha depositado nela? (E não podemos mais fotografar pessoas em Call of Duty? A violência animada realmente não é mais “gráfica” do que este vídeo game aprovado pela Microsoft oferece.)

O ToS da Microsoft muda devido ao FOSTA / SESTA?

Algumas pessoas acreditam que as mudanças no  ToS (Termos de Serviço) da Microsoft podem estar relacionadas ao fato do Congresso aprovar a Lei de Combate ao Tráfico Sexual Online (FOSTA, na sigla em inglês), que foi combinada com a Lei SESTA (Stop Enabling Sex-Trafficking Act). O FOSTA / SESTA manteria as plataformas responsáveis pela fala dos usuários, pelo conteúdo compartilhado ilegalmente e por qualquer coisa que possa ser interpretada como tráfico. Tem sido chamado de “a morte da internet aberta”.

Departamento de Justiça advertiu que o projeto de Lei “levanta uma séria preocupação constitucional”, já que “será aplicado independentemente de a conduta alegada ter ocorrido antes, ou após tal data de promulgação. Em suma, uma vez que se aplica retroativamente, aplica-se ao tráfico que ocorreu antes da aprovação da lei – que o DoJ acredita que viola a cláusula Ex Post Facto da Constituição.

Quando o Senado aprovou a lei, a Electronic Frontier Foundation (EFF) classificou-o de: “dia negro da Internet” porque é “um projeto de lei que silencia o discurso on-line, forçando plataformas de Internet a censurar seus usuários”. FOSTA / SESTA é “ O pior dos dois mundos. ”A EFF acrescentou:“ Quando o Departamento de Justiça é o grupo que pede que o Congresso não aumente a lei criminal e o Congresso aceita de qualquer maneira, algo está muito errado ”.

Craigslist já fechou sua seção de “relacionamentos pessoais” e o Reddit baniu vários subreddits . explicou Craigslist:

“Qualquer ferramenta ou serviço pode ser mal utilizada. Não podemos correr esse risco sem comprometer todos os nossos outros serviços, então, infelizmente, estamos levando os sites da Craigslist offline. Espero que possamos trazê-los de volta algum dia.

Quando o FOSTA / SESTA passou na Câmara, o senador Ron Wyden (democrata) – um crítico do projeto de lei – advertiu :

“Este projeto só vai apoiar os jogadores arraigados que estão rapidamente perdendo a confiança do público. O fracasso em entender os efeitos colaterais tecnológicos deste projeto de lei – especificamente que se tornará mais difícil expor os traficantes de sexo, enquanto prejudica a inovação – será algo que este congresso irá se arrepender. ”

Mike Ybarra, vice-presidente corporativo da Microsoft para jogos, disse que a política de “linguagem ofensiva” do Código de Conduta não é novidade para o Xbox.

Não há mudança de política para a Xbox Live, disse Myke Ybarra.

Muitas regras dos Termos de Uso da Microsoft estão presentes também em todas as empresas de tecnologias, plataformas, serviços, aplicativos, redes sociais, etc… o que não é uma grande novidade. O Windows Team também teve que ajustar a parte dos comentários no final do ano passado e agora eles passam por uma moderação prévia antes de serem publicados.

Como o Ybarra disse, nada disso é novo, mas pode ser que uma cobrança mais rigorosa esteja a caminho, no entanto, não cremos que alguns casos listados pelo Corbett realmente se tornarão uma realidade, mas, em todo caso, fica a dica: Muito cuidado ao utilizar qualquer serviço na internet, um mau comportamento pode ocasionar sérios problemas, assim como na vida real.

Fonte: CSO