Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Groove Music Windows Microsoft img2

Groove Music é o nome do substituto do Xbox Music. Essa mudança na marca do tocador de músicas padrão de dispositivos Windows aconteceu na metade do ano passado e até o presente momento vem tendo uma boa repercussão. Então, como agora eles anunciaram que compraram o Groove?

A história é a seguinte: uma empresa canadense chamada Zikera criou o aplicativo Groove em 2009. A finalidade do APP é muito semelhante ao Groove Music da Microsoft, pois, serve não só como player, mas também como um local para encontrar novas músicas. Segundo a Zikera, eles contam com mais de 1,5 milhão de usuários cadastrados, mas, o melhor do Groove da Zikera não é nem isso, mas sim, um pequeno traço de inteligência artificial de todo o seu sistema de sugestão de músicas, o qual é capaz de “aprender” o gosto do usuário, lhe dando sugestões cada vez mais revelantes, tudo com base em seu uso no dia a dia. A mensalidade do sistema é de U$ 9,90, como qualquer outro Spotify da vida, e seu acervo total é composto por cerca de 38 milhões de músicas.

Groove da Zikera para o iOS. Ele continuará funcionando por enquanto

Groove da Zikera para o iOS. Ele continuará funcionando por enquanto

Então, o que a Microsoft comprou recentemente foi a startup canadense Zikera, responsável pelo APP Groove, disponível atualmente apenas para o iOS da Apple (não disponível no Brasil). A Microsoft confirmou a compra da empresa, mas sem divulgar valores. Da mesma forme respondeu um representando da Zikera. Leia abaixo:

“Nossa viagem começou nos dias do iPod. Embora fosse uma coisa de beleza, que ainda lutava para escolher o que jogar da nossa coleção de música amada. A partir desse instante, imaginamos um leitor de música tão inteligente que aprende nossos gostos e hábitos, a fim de reproduzir a música certa no momento certo. Em seguida, o Groove nasceu, e fez dela um sucesso. Estamos extremamente orgulhosos de ter deleitado os consumidores com uma rica experiência móvel e inúmeras horas de prazer de música através das dezenas de milhões de listas de reprodução personalizadas que geramos”, afirmou a equipe Zikera.

Como nada oficial além do lido acima foi dito nem de um lado nem de outro, só podemos especular os motivos da compra, então, comecemos pelos mais básicos:

  1. Questões de marca – o APP Groove existe há mais tempo, e possivelmente era de domínio da Zikera, sendo assim, a Microsoft pode ter comprado a empresa apenas com a finalidade de evitar problemas judiciais;
  2. Uso da IA do aplicativo para melhorar ainda mais o Groove Music – A Microsoft pode estar de olho na inteligência artificial da aplicação da Zikera, tendo como principal intuito evoluir ainda mais o seu próprio serviço de streaming, o Groove Music;
  3. Semelhanças com o caso Swiftkey – Da mesma forma que a Microsoft comprou o Swiftkey para usar sua tecnologia em seus produtos e software, a compra do Groove da Zikera pode ter tido a mesma finalidade;
  4. Todas as alternativas podem estar corretas.

De qualquer forma, nos pareceu uma excelente compra, não foi?

Groove Music Windows Microsoft

O Groove Music da MS funciona em todo e qualquer dispositivo com Windows 10

Fontes: Estadão

Obg ao Cláudio César pela dica 😉