Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Muita gente tem nos perguntado como ficará a situação dos Windows Phone importados quando a lei do bloqueio de celulares piratas estiver ativa no Brasil. Isso porque a lei prevê que basicamente o bloqueio afetará modelos que não tiverem sido homologados pela ANATEL. Então, por exemplo, os HTC 8S e 8X podem ser bloqueados por aqui? Eles serão considerados piratas?

A ANATEL e a Sinditelebrasil começarão a implementar o bloqueio no ano que vem, 2014, mas, a lei tem como principal objetivo atingir aqueles xing-lings MP10, MP20, MP40X3 e não celular originais como os citados acima e muitos outros que costumeiramente são comprados no exterior e trazidos para o Brasil legalmente.

celular da china MP20 bloqueio anatel

Segundo Eduardo Levy, diretor-executivo da Sinditelebrasil (sindicato que representa as operadoras de telefonia brasileiras) o objetivo não é “causar constrangimento” em quem importa um dispositivo legalmente e, por isso, será criado um sistema para que esses celulares funcionem. Mas, como bem colocou o pessoal do Gizmodo, “será…” logo, ainda não existe.

Então, se nada mudar, sim! Seu HTC 8X comprado nos EUA pode não funcionar por aqui. Isso porque o sistema identificará o IMEI do seu aparelho assim que ele se conectar a rede GSM e não conseguirá encontrá-lo no banco de dados da ANATEL como aparelho homologado, e não permitirá o uso do aparelho por aqui (ao menos com chips GSM).

HTC 8S 8X homologados ANATEL brasil

Esperamos que o governo, a ANATEL e o Sinditelebrasil resolvam essa situação, tendo em vista que aqueles que compram aparelhos importados legalmente, não podem pagar um preço tal alto para que outros brasileiros “metidos a espertinhos” não usem mais aquelas tranqueiras perigosas. Além disso, como ficará a situação dos turistas que virão ao Brasil para a Copa do Mundo da FIFA? E se eles quiserem comprar um chip de uma operadora local e usar no seu aparelho? ANATEL… favor verificar isso.

Fontes: Gizmodo