Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Softcard é uma empresa que gerencia pagamentos eletrônicos por meio de tecnologias como o NFC. Ela foi fundada em 2010 em uma parceria entre a AT&T Mobility, a T-Mobile EUA e a Verizon Wireless, e foi a pioneira no que se refere a pagamentos móveis baseados em NFC e comércio em os EUA, oferecendo a comerciantes e consumidores mais uma opção de pagamento de uma forma ainda mais segura e mais simples. A Microsoft inclusive tem tal tecnologia embarcada no aplicativo Wallet, ou Carteira para nós, no Windows Phone 8.

softcard windows phone

O problema é que a gigante das buscas, a Google, acabou de anunciar em seu blog oficial que adquiriu a Sofcard, e isso é uma má notícia para a Microsoft e, consequentemente, para os usuários do Windows Phone 8.

Como já sabemos não é de hoje que a Google boicota serviços e produtos da Microsoft propositalmente, como é o caso do aplicativo oficial do Youtube e tantos outros que a Google se recusa a lançar para o Windows Phone e Windows. Essa afirmação também pode ser fundamentada pelo recente caso da compra do Waze pela mesma empresa, que desde então simplesmente abandonou o aplicativo do Waze para o WP. Mesmo o app funcionando perfeitamente até hoje, nenhuma novidade é lançada para o mesmo desde a aquisição do serviço pela Google. Isso é mais do que suficiente para prevermos um futuro sombrio para o app Carteira do Windows Phone.

Mas, porque a Google compraria a Softcard? Simples, o Apple Pay, novo sistema de pagamento via NFC lançado pela Apple recentemente junto com os iPhone 6 e 6 Plus exclusivo para o iOS, vem ganhando espaço no mercado americano, e como recentemente relatório confirmaram que o iOS superou seus rivais com Android em cota de Market share mais uma vez, a Google está atacando de todos os lados nesse importante mercado, que é o americano.

A jogada com a Softcard tem tudo a ver com o Google Wallet, sistema de pagamento também via NFC da gigante que até então não vingou nos EUA. Em seu comunicado oficial eles deixam claro que somarão tecnologia e propriedade intelectual da Softcard justamente para melhorar o Google Wallet.

Quem tem um Android ou um aparelho com iOS até pode abrir mão da solução nativa de seus software e baixar o app oficial da Softcard para seus smartphone, o que não pode ser feito por quem usa um Windows Phone, que usa o serviço de forma integrada via aplicativo Wallet e não conta com um app oficial do serviço em sua loja.

wallet2

É claro que a Google pode não mexer em nada na funcionalidade do Windows Phone, afinal, eles vão lucrar com isso e, quem sabe, nada mude. Porém, o mais provável é que a Google “meta a mão na carteira da Microsoft”.

Fontes: Google e WMPoweruser