Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Windows Team, antigo Windows Phone Brasil, é um dos canais brasileiros mais antigos quando o assunto é o Windows Phone. Anos atrás, mais precisamente no finalzinho de 2010, começo de 2011, eu, Alexandre Lima, criei o www.windowsphonebrasil.com.br com o intuito de levar informação de qualidade e confiável para o público brasileiro fã da plataforma móvel da Microsoft. Na ocasião, comprei um Samsung Omnia 7, importado de Portugal, para fazer os primeiros posts da forma mais fidedigna possível. A ideia sempre foi ter um canal sério, de qualidade, de confiança e comprometido com a verdade. Na época fazia poucos meses desde o lançamento do Windows Phone 7. Como eu já tinha um Moto Q com Windows Mobile, ficou um pouco mais fácil fazer a migração de um iPhone 3GS para o Omnia 7.

Mais a frente a Microsoft introduziu o Windows 10 e a plataforma universal, trazendo para dentro do “ecossistema” Windows mais e mais dispositivos, como o próprio Windows Phone, o Xbox, dispositivos IoT, Tablets e tudo mais, foi então que resolvemos mudar o nome do site para Windows Team. O nome remete a uma equipe focada em Windows, e como hoje Windows é tudo, falamos de tudo relacionado a Microsoft seus produtos e serviços e também sobre assunto de interesse geral e que são relacionados a tecnologia.

Desde o começo tive o suporte de muita gente. Tivemos muitos redatores que passaram por aqui e deixaram suas marcas, suas contribuições, suas críticas, suas polêmicas, seus anseios, desejos, seu investimento e enfim o canal chegou ao top 5 dos resultados de buscas na web com palavras chave como: Windows Phone, Windows 10 Mobile, Windows Mobile, WP8, dicas windows, entre muitas outras.

Já participamos de eventos, de comemorações, de lançamentos, já testamos produtos, já fizemos parcerias com sites internacionais e nacionais, já brigamos muito, já batemos muitos, enfim, desde 2010 que trilhamos um árduo caminho, mas, mesmo com as intempérie da vida, estamos de pé e firmes na luta de trazer até os brasileiros e demais interessados informação de qualidade e confiável sobre o universo Microsoft.

Somos fãs, de fato, mas na medida certa, pois, quando é pra criticar, o fazemos, no entanto, criticas construtivas são sem bem vindas e trabalhos em cima delas.

Agora, depois de todo esse tempo, passamos a ter dois Windows Insider MVP na comunidade Windows Team. Já tínhamos o AndreHbuss,que é um cara sensacional, focado, com um conhecimento enorme sobre a Microsoft seus produtos e serviços e, mesmo morando nos EUA, tem dado um suporte incrível a nós brasileiros, tanto que faz anos que ele é um MVP altamente conhecido na comunidade e todo ano suas credenciais são renovadas.

Agora, eu, Alexandre Lima, criador e atual diretor do Windows Team, também passei a ser um Windows Insider MVP e, dessa forma, vou poder ajudar ainda mais essa comunidade cheia de gente inteligente, comprometida e focada em melhorar suas vidas sendo mais e mais produtivos todos os dias e que ainda tentam ajudar outras pessoas a fazerem mais. Para isso, eles contam a nossa ajuda. Esse é o objetivo do Windows Team, meu, do Andre e dos demais MVP.

O papel dos MVPs é fundamental no cenário tecnológico. Os MVPs são profissionais com profundo conhecimento técnico de alguma área da tecnologia Microsoft, mas não são funcionários da Microsoft. Essa posição dá aos MVPs a possibilidade de falar abertamente sobre os produtos Microsoft, falar bem, falar mal, como bem entender. O título fornece destaque ao conhecimento técnico destes profissionais.

Além disso os MVPs são uma voz ativa na comunidade em contato direto com a Microsoft. Cada vez mais os times de produto aumentam seu contato direto com os MVPs, ouvindo cada comunidade, cada região do mundo, suas necessidades, suas opiniões sobre os produtos, onde estão acertando e onde não. Desta forma os MVPs tem a oportunidade de realizar o fundamental papel de transmitir para a Microsoft as opiniões de sua comunidade.

Para tanto, recebem grande atenção da Microsoft, desde o contato direto, cara-a-cara, com os desenvolvedores dos produtos – como os times de ASP.NET e outros com os quais tive oportunidade de conversar, tirar dúvidas e jantar durante o MVP Summit em abril – até o contato direto com pessoas como a Dona Sakar e o próprio Satya Nadella se for necessário.

Enfim, é uma conquista não só para mim, mas também para toda a comunidade Windows no Brasil. Então, obrigado a todos pelo ajuda e pelo reconhecimento.