Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

De forma silenciosa a Nintendo tem abocanhado boa parte do mercado de consoles de jogos pelo mundo a fora. Um último dado bastante interessante mostra que foram vendidos mais unidades do Nintendo Switch do que do PS4 no mercado japonês, tradicional berço dos sonistas. Por lá, o Xbox One não é tão popular como nos EUA e agora é que não será mesmo…

No Japão, dados indicam que entre 3 de março de 2017 até o presente momento, o Switch vendeu mais de 6.67 milhões de consoles. Já o PS4, lançado em 2013, vendeu 6,54 milhões no país. A conta não inclui o PS4 Pro, modelo mais potente do console. Ao inclui-lo na conta, aí o PS4 vendeu mais, porém, não muito mais, até porque o PS4 Pro não é concorrente direto do Switch.

xbox one

Concorrência é sempre benéfica para o usuário final

As vendas do console da Nintendo são impulsionadas por seus jogos exclusivos, como Super Mario Odyssey, por exemplo. Mas, não podemos esquecer que grandes títulos também lançam suas versões para o Switch, inclusive jogos como Minecraft da Microsoft. O dado acima só prova que os exclusivos tem um peso muito grande na venda de consoles.

As vezes pensamos que a briga gira em torno apenas do hardware e serviços integrados, como a Xbox Live Gold e a PSN, porém, já deu para perceber que a escolha de um novo console passa por diversos crivos, inclusive os que citamos agora mais os jogos exclusivos, acessórios e preço do console.

Por falar em preço, nesse quesito existe praticamente um empate técnico entre o Xbox One e o Switch, tendo em vista que ambos custam US $ 299 nos EUA, que é o mercado que usamos como base para esse tipo de comparação. O PS4 por lá custa US $ 350, então, se for pelo preço, o console da Sony seria a última opção, mas como sabemos que esse não é o único “porém” levado em consideração pelos usuários, vamos em frente…

Dados mostram que desde julho do ano passado, as vendas de consoles da Nintendo tem crescido exponencialmente até mesmo em mercados como o americano, tradicionalmente dominados pela Sony e pela Microsoft, especialmente quando somamos os dados de venda dos mini-console 3DS e do Switch.

nintendo switch

Nem só de exclusivos vive o Nintendo Switch

Ainda não temos os dados completos de 2018, mas segundo especialista, não será uma grande surpresa se análises mostrarem que o Nintendo Switch tenha sido o console de jogos mais vendido deste ano. Segundo o analista Mat Piscatella, isso deve acontecer por causa do lançamento de jogos como Pokémon: Let’s Go Pikachu, Pokémon Let’s Go Eevee e Super Smash Bros Ultimate. Com a chegada desses exclusivos o público terá mais motivos para adquirir o console da Nintendo perto do final do ano, aproveitando a época do Natal e, nos Estados Unidos, a Black Friday.

Até que ponto a Microsoft e a Sony precisam se preocupar com isso? Será que o plano da Nintendo é tomar o lugar da Sony de líder desse mercado? E as parcerias entre Microsoft e Nintendo? Qual o propósito? O crossplay está ai… são muitas perguntas para as quais ainda não temos uma resposta concreta.

Fontes > MeioBit e ign e tecmundo