Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

As coisas ficaram agitadas para os fãs da Microsoft nos últimos dias e os rumores e confirmações jogaram ainda mais lenha na fogueira.  Vamos destacar alguns movimentos e tentar entender o que a Microsoft pode estar aprontando.

Nova Cultura de Trabalho

A Microsoft, Qualcomm e os parceiros, apresentaram ao mundo os novos dispositivos com Windows 10 S e processador Snapdragon ARM64, com destaque para a duração da bateria, mais de 20 horas de uso sem plugar na tomada, ou até uma semana, dependendo é claro, da sua utilização. Outros destaques: ligar instantaneamente, Sempre Conectados à internet, mais seguro e com preço baixo.

Terry Myerson, Vice-Presidente Executivo do Windows e dispositivos, disse:

O PC sempre conectado é uma mudança cultural. É uma nova cultura de trabalho, um verdadeiro passo à frente na segurança e uma oportunidade para redução enorme de custos, com a rede local se movendo para a nuvem. O PC sempre conectado é um progresso real, permitindo conectividade segura em todos os lugares.

Ao longo da história da computação pessoal, uma constante onda de progresso mudou a forma como interagimos com a tecnologia em nosso trabalho e vida pessoal. A Microsoft e os nossos parceiros estão, de novo, no início de outra mudança principal na tecnologia: a capacidade de se conectar a qualquer hora, em qualquer lugar com os PCs sempre conectados.

PCs sempre conectados são modernos dispositivos Windows 10 com Windows Hello, Touch, Caneta e Ink, com designs finos, leves e elegantes, são mais seguros, funcionam instantaneamente, sempre conectados e com uma bateria que dura uma semana. Quando eu penso sobre as organizações e se eles vão aproveitar as enormes redes de operadores móveis e adotar esses novos PCs – a resposta é simples: não é uma questão de se, é uma questão de quando e com que rapidez todos os PCs móveis irão tornar-se os PCs sempre conectados.

https://youtu.be/Rd7R9G1An3s

Patentes

Dias depois, WalkingCat, publicou no Twitter mais uma patente da Microsoft de um dispositivo móvel foldable ou dobrável. Veja abaixo:

Enquanto a primeira patente do dispositivo dobrável focava principalmente no design da dobradiça, as novas patentes fornecem detalhes sobre os recursos de imagem dos dispositivos.

O projeto propõe um sensor de imagem principal com um amplo campo de visão, enquanto o segundo arranjo óptico na parte secundária do dispositivo dobrável, pode ser usado para restringir o campo de visão. Não está claro exatamente como a Microsoft planeja usar isso, mas, é possível que os sensores devem oferecer um recurso de zoom da câmera, sem comprometer a qualidade da imagem.

Ambas as patentes publicadas mostram um projeto similar de dobradiça, mas, uma das patentes mostra mais de um design de telefone portátil, enquanto o segundo parece semelhante a um phablet/tablet.

Uma parte curiosa dessas novas patentes é o fato de que os inventores listados nos documentos são na maior parte da equipe de imagem da Nokia. Todos trabalharam na Nokia para construir funções de imagem (PureView, etc.) para os produtos Lumia da empresa. Alguns destes engenheiros, é claro, não trabalham mais na Microsoft, já que a patente foi preenchida originalmente em junho de 2016.

Nunca é tarde para reforçar que patentes nem sempre vão ver a luz do dia, ou seja, vamos aguardar.

Microsoft Whiteboard

A Microsoft está liberando o Whiteboard, um novo aplicativo do Office criado para modernos dispositivos Windows 10. Ainda em fase preview, o Whiteboard veio do Surface Hub, a big lousa digital corporativa da Microsoft.

O Whiteboard traz a colaboração em tempo real para dispositivos Windows 10. Assinantes do Office 365 poderão usar o app para colaborar numa tela com outras pessoas em tempo real e editar documentos do Word ou apresentações do PowerPoint. Para trabalhar em colaboração em tempo real, pelo menos uma pessoa no seu grupo deve ter uma assinatura do Office 365, já para utilizar o app, é gratuito.

A ideia por trás do quadro é na verdade muito inteligente, tornando a colaboração realmente fácil através da lousa virtual. O aplicativo inclui um recurso inteligente que pode transformar seus desenhos em formas padrão, tabelas em tabelas e diagramas reais para que eles fiquem muito mais agradáveis na tela. Você também pode adicionar imagens da web ou do seu dispositivo, adicionar notas, criar pilhas de imagem e muito mais.

Microsoft Whiteboard está disponível aqui na Microsoft Store. O app está disponível para usuários do Windows 10 que utilizam o inglês como seu idioma do sistema operacional.

[appbox windowsstore 9mspc6mp8fm4]

WalkingCat descobriu que o app Whiteboard possui algumas referências a um app chamado “Journal” ou jornal, left and right page (página esquerda e direita).  Também encontrou uma descrição:

“Este é o título de acessibilidade para o aplicativo do jornal que consiste em uma página de esquerda e direita para criação de conteúdo”.

Além do “Journal”, outro recurso presente no Whiteboard é um botão de captura em 3D que abrirá a câmera, possibilitando assim, fazer capturas em 3D direto no Whiteboard.

eSIM

A Microsoft está trabalhando e reforçando a conectividade celular com o eSIM e em recursos de gerenciamento de energia na próxima grande atualização, a Windows 10 Redstone 4.

Os usuários finais vão inserir diretamente em seus dispositivos, plano de dados de suas operadores móveis no Windows e em perfis eSIM baixados da nuvem. Não é necessário ativar a loja para a capacidade “Consumer eSIM”. Esse recurso será suportado “na próxima versão do Windows 10”, embora o seu uso, dependerá das operadoras, canais e regiões geográficas.
Como parte da Redstone 4, a Microsoft também vai disponibilizar o Enterprise eSIM. Através deste recurso, empresas poderão fazer compras em massa de assinaturas de celulares de operadoras móveis e usar serviços de gerenciamento de dispositivos móveis, como o Intune da Microsoft, para provisionar a conectividade automaticamente.

Snapdragon 845

A Microsoft abriu uma vaga para o cargo de engenheiro e deixou muitas pistas sobre os próximos passos da empresa em torno dessa novidade. A vaga é para o cargo de engenheiro, mais especificamente um engenheiro com experiência na realização de testes de fabricação de LTE no chipset Snapdragon 845 da Qualcomm, que foi anunciando recentemente.

No entanto, o que de fato torna a vaga interessante é que o posto de trabalho do engenheiro será o edifício 85 do campus da Microsoft em Redmond, que é um dos edifícios utilizados no desenvolvimento do hardware da linha Surface. Além disso, o anúncio também exige que o engenheiro tenha disponibilidade para viajar com frequência para a China para supervisionar a implantação da fabricação.

Conclusão

Depois de tudo isso queridos leitores, podemos concluir que: possivelmente veremos a Microsoft lançar um Surface Foldable, com o Windows 10 S (Andrômeda?), processador Snapdragon 845 ARM 64, bateria que dura muito, eSIM para conexão de dados e ligações telefônicas, apps prontos para utilizar o modo “jornal”, captura 3D, câmera potente (Pureview?) e a Microsoft Store com apps UWP e PWA.

Será? Agora imagine o preço disso tudo?

Quer sonhar um pouco? Veja abaixo trechos da série Westworld da HBO:

O que você acha? Loucura total e nunca veremos nada disso tornar-se realidade ou poderemos ter surpresas em 2018/2019?

Deixe seus comentários!

 

Fonte: Microsoft / Thurrot / OnMsft