Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A visão consensual do caso da Epic Games é que a Apple provavelmente vencerá, mas Mark Gurman da Bloomberg sugeriu hoje que pode não ser tão claro quanto isso.

A nova seção de segurança da Google Play Store mostrará como os apps usam seus dados

Ele argumenta que a Apple pode acabar fazendo mais algumas concessões aos desenvolvedores para ajudar a evitar processos semelhantes e investigações no futuro …

Gurman está entre aqueles que pensam que a Apple está ganhando o caso.

Esta semana, parece que a Epic não conseguiu provar que o uso obrigatório do sistema de pagamento da Apple constitui um abuso do poder de monopólio, e não mostrou que a Apple está se envolvendo em um comportamento anticompetitivo sério.

Um representante da Apple disse que a Epic está gastando seu tempo no tribunal em questões irrelevantes. Além disso, continua a chamar testemunhas que são úteis para a história da Apple.

Mas, diz ele, a empresa de Cupertino pode querer fazer algumas mudanças de qualquer maneira.

A maior das concessões “antitrust” da Apple na App Store foi, é claro, sua reviravolta na taxa de 30%. A Apple reduziu para 15% para 98% dos desenvolvedores por meio de seu “Programa para Pequenas Empresas”. Todavia, agora apenas os maiores desenvolvedores pagam o Taxa de 30%.

Uma próxima etapa óbvia seria seguir o exemplo do Google na expansão da elegibilidade.

No momento, os únicos desenvolvedores que podem pagar menos de 30% são aqueles que não geraram mais de US $ 1 milhão em receita. É fácil imaginar a empresa igualando o Google e permitindo esse desconto para o primeiro US $ 1 milhão feito em qualquer ano civil para qualquer desenvolvedor, independentemente de quanto ele ganhou no ano anterior.

Outra seria a Apple permitir pagamentos fora do aplicativo, desde que os dentro do aplicativo também estejam disponíveis, e ela retém sua parte deste último.

Eu acho que a Apple e a Epic poderiam ter resolvido suas diferenças sem um teste se a Apple simplesmente permitisse que a Epic anunciasse aos seus usuários que eles poderiam ir ao site da Epic para concluir uma compra VBucks – desde que uma opção de compra dos itens no aplicativo permaneceu.

Talvez a maior mudança que Gurman imagina é a Apple aceitar que o mundo dos jogos mudou.

Para seus aplicativos de jogos, a empresa pode afrouxar a proibição de serviços que permitem aos usuários jogar jogos diferentes dentro de um único aplicativo, da mesma forma que podem acessar vários filmes dentro de um serviço como o Netflix […] Os jogos em nuvem quase se tornaram o padrão da indústria em 2021, e a proibição da Apple de tais aplicativos de conteúdo é velha escola e pode eventualmente afastar os jogadores hardcore de sua plataforma.

Já estou registrado como afirmando que a Apple deveria se igualar aos termos do Google para a comissão de 15%, e as duas outras mudanças que Gurman sugere me parecem pragmáticas. O fabricante do iPhone faria bem em seguir seu conselho assim que o caso da Epic Games chegar para um fim.

Fonte: 9to5mac.com

O que você achou das novas concessões da Apple Store? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Clique em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!