Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Não é novidade nenhuma que existe uma grande demanda de teclados e PCs no Brasil. Dessa forma, alguns vem de fora do país e outros são feitos por aqui. De qualquer modo, é comum se acostumarmos com as teclas do nosso teclado em uma posição. Assim, quando usamos outro modelo, algumas teclas parecem estar em uma organização bem diferente. A principal explicação para isso é existência dos teclados ABNT e ABNT2.

Veja também o que fazer caso o seu teclado esteja desconfigurado!

Portanto, pensando nisso, nesse artigo vamos discutir as diferenças entres os dois teclados, o que eles significam e também como alterar de um padrão para o outro. Confira:

ABNT e ABNT2

Teclado ABNT ou ABNT2: entenda a diferença! - Foto: YouTube
Teclado ABNT ou ABNT2: entenda a diferença! – Foto: YouTube

A atual regra da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) exige que os teclados tenham alguns símbolos como colchetes, numerais altos e entre outros. Dessa forma, o atual padrão de teclado brasileiro é o ABNT2.

Mas isso não significa que não existam mais teclados com o modelo ABNT. Assim, os dois modelos aparecem no Brasil, e ambos seguem o padrão QWERTY. Para quem não sabe, o nome QWERTY vem da disposição das seis primeiras letras do teclado alfabético. Ele foi feito por volta de 1870 por Christopher Sholes e originado na máquina de escrever. Esse padrão visa facilitar a digitação, pois as teclas foram organizadas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa. 

Diferença entre eles

Teclado ABNT ou ABNT2: entenda a diferença! - Foto: CT
Teclado ABNT ou ABNT2: entenda a diferença! – Foto: CT

A primeira vista não existem grandes diferenças entre um modelo de teclado e o outro. Dessa forma, em ambos, as letras, acentos e números estão dispostas da mesma maneira. No entanto, a diferença é que no ABNT2 há a tecla “Alt Gr”, ao lado direito da barra de espaço, e muitos não utilizam por não ser saber qual a sua finalidade.

Portanto, quando pressionada junto com uma tecla que possua a terceira função, a combinação torna possível digitar símbolos que não possuem uma tecla específica. As teclas de terceira função mostram três caracteres na mesma tecla. O maior representa o caractere principal, o superior é o resultado da combinação com “SHIFT”, e o terceiro caractere é o resultado com o “Alt Gr” e fica do lado inferior direito do botão.

Além disso, exemplos de caracteres que são resultados de “Alt Gr” com uma outra tecla são: ¹, ², ³, ª, º, §.

Na imagem abaixo, podemos ver a representação de um teclado ABNT2 e em destaque na cor azul os caracteres que podem ser gerados quando a tecla é pressionada junto ao “Alt Gr”.

Teclado ABNT ou ABNT2: entenda a diferença! - Foto: TT
Teclado ABNT ou ABNT2: entenda a diferença! – Foto: TT

Caso utilize um teclado que não seja ABNT2 e deseja utilizar desse layout, nas configurações do PC é possível alterar o padrão de teclado utilizado. Ou seja, embora seu teclado mostre o padrão ABNT, você pode utilizar como se fosse um ABNT2 após configurar no PC. 

Os usuários do Mac costumam fazer essa alteração “não aparente”, pois quando vêm da plataforma Windows não se adequam ao padrão utilizado pela Apple, que sequer possui uma tecla específica para o Ç.

Como fazer a alteração?

1. Primeiramente, vá em “Configurações” e escolha “Hora e Idioma”;

Teclado ABNT ou ABNT2: entenda a diferença! - Foto: Rafael Vieira
Teclado ABNT ou ABNT2: entenda a diferença! – Foto: Rafael Vieira

2. Em seguida, vá em “Idioma” e “Português (Brasil)”;

Teclado ABNT ou ABNT2: entenda a diferença! – Foto: Rafael Vieira

3. Agora, selecione “Opções” e vá até a área “Teclados”. Por fim, escolha o teclado de sua preferência.

Teclado ABNT ou ABNT2: entenda a diferença! – Foto: Rafael Vieira

Gostou?

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!