Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Enfim, após um longo aguardo de 6 meses, foi lançado o novo modelo do Ubuntu 20.10 e seus variantes. Os links para realizar o download do Ubuntu 20.10 (o modelo final e estável) agora estão liberados.

O que significa o fim da PlayStation Store para PS3, PS Vita e PSP?

O comunicado oficial da publicação foi publicada na lista de discussão do Ubuntu e o desktop Ubuntu 20.10 final com o arquivo .iso está no servidor de publicação do Ubuntu pronto para ser baixado e ser experimentado.

Além disso, Ubuntu 20.10 ‘Groovy Gorilla’ é uma publicação de curto prazo. Ele tem incluso 9 meses de updates de segurança, correções críticas e updates de software selecionados da Canonical, desenvolvedores do Ubuntu.

Ubuntu 20.10 teve o desenvolvimento realizado em cima do kernel Linux 5.8, vem com a publicação GNOME 3.38, tem novos wallpapers, integração com Active Directory (para utilizadores corporativos) no instalador e tem uma variedade de softwares, ferramentas e bibliotecas atualizadas.

Ubuntu 20.10: versão para Raspberry Pi

Além disso, este é o primeiro modelo do Ubuntu que oferece suporte de desktop para Raspberry Pi 4 (versões de 4 GB + 8 GB). Da mesma maneira, existe fotos de desktop e servidor para a Raspberry Pi Compute Module 4 recém-publicado.

“Neste lançamento, celebramos o compromisso da Raspberry Pi Foundation em colocar a computação aberta nas mãos de pessoas em todo o mundo”, falou Mark Shuttleworth, CEO da Canonical. “Estamos honrados em apoiar essa iniciativa, otimizando o Ubuntu no Raspberry Pi, seja para uso pessoal, fins educacionais ou como base para seu próximo empreendimento.”

Em contrapartida, o Ubuntu 20.10 torna possível a inicialização por meio de USB e de rede para todas as versões Raspberry Pi com suporte utilizando o mesmo procedimento do sistema operacional Raspberry Pi oficial.

O carregador de inicialização U-Boot permanece sendo uma opção neste modelo, uma vez que é visto como obsoleto. Além disso, se você atualizar do Ubuntu 20.04 LTS, o carregador de inicialização U-Boot não será retirado.

Alguns recursos da versão principal:

  • Kernel Linux 5.8
  • Suporte para Active Directory no instalador
  • LibreOffice 7.0.2 com novo conjunto de ícones
  • Rolagem de alta precisão no Firefox
  • Grade de aplicativo reorganizável
  • Pastas de aplicativos paginados
  • Compartilhe hotpots de Wi-Fi por código Qr
  • Alerta do indicador quando o microfone está em uso, mas sem som
  • Evento de calendário mostrado abaixo do widget de calendário
  • Opção para ‘mostrar a porcentagem da bateria’ na barra superior
  • Opção ‘Reiniciar’ visível no menu Status
  • Novos papéis de parede

Realize o download do Ubuntu 20.10

Inicialmente, tenha a atenção com o tamanho da foto: nada menos que 2,9 GB. Dessa forma, é necessário ter uma boa conexão que assegure esse processo de download sem problemas. Ela está no link a seguir:

Baixe o Ubuntu 20.10 (.iso de 64 bits)

Além disso, quando o download for finalizado, você irá precisar gravar a foto .iso do Ubuntu 20.10 em um stick USB utilizando uma ferramenta como o Etcher. Em seguida, coloque o pen drive em uma porta vazia, reinicie o PC e escolha inicializar por meio do USB.

O resto é muito simples, basta seguir as instruções na tela. No entanto, não necessariamente você necessita realizar o download e instalar a distro. Além disso, você pode atualizar para o Ubuntu 20.10 por meio da 20.04. Esta é uma forma mais fácil de testar a publicação e começar do zero, em especial se você tiver diversos arquivos ou configurações de app personalizadas.

No entanto, tem outra característica que você deve considerar, além do tamanho da foto. Por fim, o novo Ubuntu não é LTS. Dessa forma, é uma publicação de curta duração com suporte por somente nove meses. Ainda assim, o Ubuntu 20.10 tem incluído muitas novas ferramentas, como mencionamos acima.

O que você achou do Ubuntu 20.10? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.