Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A criação de lojas online tem vindo a tornar-se cada vez mais comum. Empreendedores de todo o mundo parecem voltar-se, na atualidade, para o mundo digital. A Worl Wide Web (doravante referida como www) oferece, de facto, um grande leque de possibilidades e oportunidades a quem deseja lançar-se no mundo dos negócios.

Não é de espantar, perante as novas lógicas do mundo, que a Internet seja o lugar onde mais prolifera o nascimento de novas empresas. O aumento no número de espaços de e-commerce é maior do que nunca e a concorrência, neste meio, torna-se cada vez mais severa. Urge, por isso mesmo, a necessidade do próprio mercado para se adaptar às novas lógicas, oferecendo serviços que permitam aos utilizadores deste tipo de plataformas, fórmulas que permitam a criação, difusão e gestão do negócio digital.

O avanço deste tipo de estruturas tem, de facto, sucedido. Hoje, novas maneiras de construir as empresas (desde o nome, o slogan, o logótipo e a imagem) juntam-se a novas formas de fazer a gestão interna destes espaços e a novas alternativas para a promoção da empresa, o contacto com os clientes ou mesmo a entrega de produtos encomendados.

As novas estruturas que vão sendo criadas ajudam a acomodar as novas empresas digitais e têm garantido que, apesar da concorrência, muitos projetos empreendedores conseguem lançar-se e ter sucesso no mercado online.
Hoje, falaremos de 4 novidades que facilitaram a vida dos empreendedores digitais e das formas como estas ajudam lojistas online e consumidores a ter uma melhor experiência do mundo da Internet.

1. Novas formas de envio

As novas formas de envio foram muito importantes para garantir a melhoria dos serviços prestados pelas lojas online aos seus consumidores. Estes vieram ajudar a garantir uma redução significativa nos tempos de espera e melhorar a possibilidade de os consumidores acompanharem e seguirem as encomendas depois da sua expedição.

Um bom exemplo destas mudanças é o ePacket. Se ainda não sabe o que é o ePacket, está a perder um dos mais populares métodos de envio da atualidade, usado para encomendas provenientes de Hong Kong e da China.

Se, antes deste serviço aparecer, uma encomenda levava, por norma, dois meses a chegar (60 dias úteis), este serviço chegou para reduzir em metade o tempo de espera, melhorando a prestação de serviços das lojas online e permitindo um rastreamento mais fiável das encomendas.

Esta foi, sem dúvida, uma mudança muito positiva para os empreendedores que fizeram a sua aposta no comércio online.

2. Facilidade na gestão logística

Por entre toda a concorrência, gerir a criação de uma empresa com a sua difusão e a sua gestão logística nem sempre é simples. Por isso mesmo, alguns espaços online dedicam-se, hoje, à criação de plataformas especialmente pensadas para facilitar a vida dos empreendedores digitais.

As plataformas de Dropshipping surgiram para que estes empreendedores possam dedicar-se a 100% aos seus espaços online e à divulgação dos mesmos, sem se preocuparem com questões como o armazenamento de produtos ou o envio dos mesmos aos clientes.

Desta forma, sem se preocuparem com a gestão logística, os empreendedores ficam com mais tempo para dedicar à promoção da empresa.

3. Divulgação nas redes sociais

O processo de divulgação foi outro dos que ficou facilitado com a evolução dos tempos. Antigamente, a publicidade vivia grandemente de meios tradicionais como os jornais, a televisão ou a rádio. Apostava-se em outdoors e flyers. Faziam-se estratégias baseadas nos correios.

Hoje, felizmente, a Internet conta com várias formas de promoção, como será o caso dos pop-ups e do adsense da Google. Além disso, no entanto, um dos grandes aliados dos empreendedores, que não deve ser esquecido, é o mundo da mídia social.

O Facebook, o Twitter, o Youtube e o Instagram, quando usados de forma inteligente e correta, podem ser fundamentais para conseguir difundir o nosso produto ou a nossa marca. Além de se tratarem de meios interativos, que facilitam o contacto com o consumidor final e permitem uma resposta mais simples e direta às suas questões; estes meios fornecem ainda a possibilidade de fazer publicações patrocinadas que, por valores acessíveis, melhoram significativamente o alcance das publicações.

4. Acesso mobile ao processo

Hoje em dia, com a proliferação de vários meios digitais, a mudança de umas plataformas para outras acabou por se tornar uma prática comum.

Muito longe do que acontecia antigamente, onde um trabalho no meio online obrigava a várias horas sentado à secretária num computador, hoje é possível ter consigo estas estruturas o dia inteiro e em qualquer lugar, através do smartphone, do tablet ou de computadores portáteis.

Na verdade, a disponibilidade e a criação de estruturas que adaptam os vários espaços digitais a mobile foi uma das mudanças que permitiu aos empreendedores um trabalho mais regular, facilitando o acesso a estas plataformas e fazendo com que se tornasse mais simples a gestão dos seus sites e redes sociais.